segunda-feira, 18 de julho de 2016

ALIMENTOS SAUDÁVEIS



Incluir frutas e vegetais no cardápio é essencial para uma boa saúde. Porém, mais importante do que saborear esses alimentos é saber quantas porções de cada um deles suprem nossas necessidades diárias de nutrientes. Você tem feito boas escolhas no supermercado, na feira, ou então, ao planejar o almoço ou o lanche das crianças?

Pensando nisso, o famoso chef inglês Jamie Olivier propôs mudanças nas merendas das escolas britânicas, trocando refeições baseadas apenas em alimentos industrializados por refeições balanceadas, ricas em vitaminas e fibras. Ele conseguiu disseminar não apenas um conceito de alimentação saudável, mas correta. O resultado foi a criação de um sistema que definiu um número de porções de consumo diário de frutas, verduras e legumes – muitos produtos passaram a ter a indicação de quantas porções de vegetais ou vitaminas cada um deles equivale.




No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu informações que devem constar em rótulos e embalagens de alimentos, para que possamos saber exatamente o que estamos comendo ou servindo. Para ajudar o consumidor, programas como o Minha Escolha, facilitam a identificação, de forma simples e rápida, de opções saudáveis no momento da compra.

Os alimentos são divididos pela Anvisa em oito grupos. O primeiro, por exemplo, reúne cereais, pães, raízes e tubérculos. Carnes e ovos compõem o quinto, leguminosas, o sexto, e leites, queijos e iogurtes, o quarto. Para cada divisão, há uma quantidade ideal a ser ingerida.

Tendo como referência uma dieta de 2.500 calorias, e quando o assunto é frutas e vegetais, recomenda-se a ingestão de três porções de hortaliças, três de frutas ou sucos e uma de leguminosas.

De acordo com a nutricionista Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, a porção de legumes pode ser medida em um prato raso. “No caso dos legumes, essa porção seria o correspondente a ¼ do prato. Já em relação a verduras, o volume pode ser medido como um prato raso inteiro, visto que possuem poucas calorias. E quanto às frutas, podemos medir essa porção em uma xícara de chá, o que daria em torno de 100 gramas, mas depende de cada fruta”, explica.

Lembre-se que suas escolhas fazem toda a diferença para refletir positivamente em sua saúde e na de sua família.

Texto extraído do site:

https://www.portalvital.com/saude/alimentacao-e-dieta/frutas-e-vegetais-coma-bem-e-na-medida-certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário